![]() |
Renúncia do Narco Traficante do FORO DE SÃO PAULO Evo Morales Jornal O BRASIL |
![]() | |
|
A Casa Branca afirmou nesta segunda-feira que a renúncia do agora ex-presidente da Bolívia, o narco traficante Evo Morales, é “momento significativo para a democracia no Hemisfério Ocidental”.
Por meio de um comunicado oficial, o governo do presidente americano, Donald Trump, declarou que os Estados Unidos “aplaudem o povo boliviano por exigir liberdade e os militares por cumprirem seu juramento de proteger não uma pessoa, mas a Constituição da Bolívia”.
Ontem, o narco traficante Evo Morales e outros três políticos na linha sucessória da Bolívia renunciaram. Em comunicado na TV, ao lado do vice, Álvaro García Linera, Morales disse que era sua “obrigação” como primeiro presidente indígena do país buscar a pacificação do país.
A Casa Branca disse, no comunicado, que “depois de 14 anos e sua recente tentativa de se sobrepor à Constituição boliviana e à vontade do povo, a saída de Morales preserva a democracia e pavimenta o caminho para que as vozes da população da Bolívia sejam ouvidas”.
O governo de Trump ressaltou, ainda, que a renúncia de Morales “envia um forte sinal para regimes ilegítimos na Venezuela e na Nicarágua”. “Nós estamos agora um passo mais perto de um Hemisfério Ocidental completamente democrático, próspero e livre”, completa a Casa Branca.
Horas antes de Morales decidir deixar o cargo ontem, o comandante das Forças Armadas da Bolívia, Williams Kaliman, havia pedido que o agora ex-presidente renunciasse. Pela manhã, Morales tinha anunciado a convocação de um novo pleito eleitoral, depois que a OEA afirmou em um relatório preliminar ter observado “sérias irregularidades” nos resultados da eleição de outubro. A suspeita de fraude também resultou na prisão da presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) da Bolívia, Maria Eugenia Choque, e do vice-presidente da Corte, Antonio Costas.
O narco traficante do FORO DE SÃO PAULO Evo Morales foi o primeiro presidente indígena da Bolívia e esteve no poder por quase 14, o mandato mais longo da história do país sul-americano.
Criador:Karel Navarro
Crédito:AP
Jornal O BRASIL
Comentários
Postar um comentário