COMPARTILHAR NAS REDES SOCIAIS

Jornal O BRASIL - Sérgio Moro pretende apresentar projeto de lei contra a criminalidade no país - Jornal O BRASIL

JORNAL NACIONAL

Futuro ministro da Justiça e da Segurança Pública participou de um encontro sobre corrupção no Rio de Janeiro.

Sérgio Moro pretende apresentar projeto de lei contra a criminalidade no país
# Jornal O BRASIL



No início do ano que vem, o futuro ministro da Justiça e Segurança Pública pretende apresentar um projeto de lei contra a criminalidade. Sérgio Moro participou de um simpósio sobre corrupção na Fundação Getúlio Vargas, nesta sexta-feira (23), no Rio.

Eles querem usar a experiência no combate à corrupção pra melhorar os métodos e as leis de combate à corrupção. O juiz federal Marcelo Bretas, responsável pela Lava Jato, no Rio, disse que é preciso separar corrupção de crimes eleitorais: “É um absurdo, na verdade, que um crime menos grave, um crime eleitoral, absorver um crime de corrupção, que é muito mais grave. Há de se ter esse cuidado”.

Sérgio Moro, que foi o responsável pela Lava Jato em Curitiba e será o ministro da Justiça e Segurança Pública do próximo governo, concordou: “A Justiça Eleitoral, apesar de todos seus méritos, não é uma justiça comumente estruturada pra lidar com esse tipo de crime. A lei tem que deixar claro que, se dinheiro for entregue a agente político com contrapartida, isso não é caixa 2. Isso é corrupção e a competência não é da Justiça Eleitoral. Se pode fazer isso mediante pequenas reformas legislativas”.

O futuro ministro da Justiça e Segurança Pública disse que pretende apresentar até fevereiro um projeto de lei para combater a criminalidade e destacou três áreas: o combate à corrupção, aos crimes violentos e às organizações criminosas. “Corrupção, porque os últimos anos, como disse, revelaram que ela está desenfreada. Crime organizado, eu penso que é um problema quase de segurança nacional. E, por outro lado, a questão do crime violento, que afeta a todos de uma forma perversa, inclusive e especialmente minorias, que muitas vezes são as principais vítimas, por exemplo, de crimes de homicídios”, afirma Moro.

O novo ministro da Justiça também quer aumentar o controle sobre os presídios e vai propor mudanças no regime de progressão de pena dependendo do caso: “Tem que ser proibido progressão de regime prisional para o preso que tem vínculos com as organizações criminosas”.

Sérgio Moro fez uma comparação com a economia. Disse que o Brasil precisa vencer a corrupção como o Plano Real venceu a hiperinflação nos anos 90: "O que se quer, a partir de fevereiro ou janeiro, para ser mais exato, é uma espécie de Plano Real contra a alta criminalidade no Brasil".


FONTE: JORNAL NACIONAL

Comentários

Jornal O BRASIL

Jornal O BRASIL
Jornal O BRASIL